campineiro2 escreveu:
Cultura da empresa.
Líder Negativo
Cultrua positiva:
Bom, temos um problema aqui : o ideal seria apontar pontos específicos , só que se você fizer isso aposto uma mariola contra um pudim-de-leite que a probabilidade de acusarmos injustamente alguém é grande. E o debate acaba antes de começar.
Discutamos conceitos, portanto, primeiro sobre colaboração - ajudar a manter e desenvolver algo .
Em primeiro lugar, temos de ser francos : brasileiro não se incomoda com autoritarismo, DESDE QUE seja a favor dele. O tirano é execrado mas quantos não querem ser amigos dele? Ponha alguém ponderado discutindo, razoabilizando, usando argumentos bem fundamentados e ele fica como chato . Agora põe um maluco que ofende meia duzia, fala verdadeiras sandices que não suportam uma analise aprofundada e veja se não é bem aplaudido? O palhaço e o motoqueiro do globo da morte são sempre atrações, mas não haveria circo se seguisse a linha deles.
Já tive de gerenciar equipes - sempre batalhei pelo meu time mas também sempre deixei claro a eles que eramos todos empregados da empresa. Se você tem x dias pra entregar e você concordou com isso , TE VIRA: salário, condições ideias de trabalho, etc - beleza, discutimos ANTES. Metodologias depende - se for politica da empresa, não há o que discutir - "ah mas eu faço assim " "não, é assim que tem de ser feito" "ah, mas..." "é , assim e ponto final"
Autoritário?Sem duvida. Tenha subalternos e prazos e depois conte pra mim como é conseguir equilibrar ambos. Quantas vezes você aguenta explicar para n pessoas diferentes conceitos que, na verdade, elas já deveriam saber? E quando elas NÃO QUEREM aceitar ? E, pior, elas não apresentam nada melhor? Só sabem dizer que é ruim e só?
E quando o serviço é voluntário?
Aí, o truque para fazerem todos se coçarem, já que assassinato e tortura são puniveis pela Lei , é voce fornecer a cada um algo que ele queira . Alguns procurarão recompensas mais diretas, alguns querem status, outros vem o trabalho como alavancagem pros seus proprios projetos, há os que querem aprender, há a questão de ego, etc. Sempre lembrando que o fator primordial para qualquer trabalho em equipe é a pessoa ser COMPROMETIDA. Depois, coisas como capacidade técnica, habilidade de ambientação, etc vem depois.
Já estou ouvindo os gritos de nepotismo, só contratam puxa-sacos, etc? Calma. Ser comprometido com algo é voce querer que esse algo evolua ; e para evoluir voce precisa pensar em termos ponderados -voce nao dá 30 litros de leite por dia para uma criança achando que com isso ela crescera mais rapido nem tampouco ajuda a criança crescer se tudo que voce faz é ficar falando "cresce, criança".. Tudo isso é para deixar claro que não é porque você exige comprometimento que voce é autoritario. Na verdade, sem comprometimento, voce não começa nem a trabalhar.
Problema é , se apreendi o que voce quiz dizer, quando voce mina a possivel contribuição em prol de uma exigencia à obediência.
Acho que o problema, campineiro2, está em ,como não se tem uma visão abrangente de tudo, certas coisas passam como autoritárias ,quando são necessárias. Lembre-se : Tropa de Choque só existe porque alguém começa a depredar as vias publicas. O cara que organiza a passeata que bloqueia a avenida se acha um lider dos direitos humanos, agora pergunta a opiniao das milhares de pessoas que chegarao em casa atrasadas ou perderão compromissos o que elas pensam...ah, mas os outros são acomodados, os revolucionários estão sempre certos.
'sigh'
Mas vamos supor, que haja, realmente essa arrogância. Do tipo "estou-certo-porque-estou-aqui-até-hoje". Alô IBM?
Bem, há certamente um quadro favoravel para isso - crescimento constante, manter acesso gratuito para muitos acessos, conseguir coloboração gratuita para um trabalho chato e extressante. Cara, qualquer um que consegue essa proeza tem todo o direito de achar-se o senhor da razão. Porque não é fácil.
O que mudaria essa arrogancia?Em primeiro lugar, concorrencia. Que é inexistente.
Existem inciativas, só que não são concorrentes, porque atuam em pontos especificos que o GPGuia não atua. Enquanto estiverem nesse foco crescerão até um determinado ponto; QUANDO começarem - e é inevitável - a quererem seguir pelos caminhos que o GPGuia segue VÃO CAIR NOS MESMOS VICIOS QUE ANTES ACUSAVAM.
E não por incompetencia ou má-fé, mas porque o modelo "forum com acesso liberado gratuito, sem verificação de identidade, para falar sobre prostituição" não tem variação de administração. O que ocorre é que algumas coisas são passíveis de se fazer em locais PEQUENOS.Passou de um certo tamanho, sai-se a administração personalizada e começa a administração impessoal.
Que resta para a tal "arrogancia" diminuir? O fracasso do produto - só que "fracasso" depende da métrica que voce usa - nunca nos esqueçamos que "sucesso" de um site era determinado há 10 anos atras pela quantidade de page-views. E nesse caso eu não tenho numeros nem acesso ao banco de dados para levantar numeros que me permitam dizer se esta tudo bem ou não. Tenho a o feedback da Administração, que todos tem : "estamos com n acessos, cada dia crescendo mais" .
Acho que o problema , campineiro2, é que o forum vive mudando - e nem todos se adaptam. Eu sou um que participo cada vez menos - não deixei de ser putanheiro, apenas não é mais um local que me instigue a contribuir.E no entanto, existem cada vez mais acessos e posts e novos foristas - e novos conceitos.
A meu ver, o forum adotou a postura de abranger o maximo possivel de "putanheiros", e o conceito de "putanheiro" hoje é beeeeeeeeemmmm flexivel aqui. A vantagem é que voce sempre consegue manter o forum no ar pela quantidade de usuários. Só que para pessoas que querem essa ou aquela especificidade , acabam se sentindo deslocadas.
E daí começam as reclamações que o forum "vai fracassar". Talvez, quem sabe? Ou talvez não.
Para mim, hoje, o maior concorrente do forum é o proprio forum ; é mais capaz , hoje, de forum desabar sobre seu proprio peso do que algum outro site detona-lo.
Sua vez
[s]